CPA
A Comissão Própria de Avaliação (CPA) é o órgão responsável pela avaliação interna do Ensino Superior, um dos processos previstos pelo novo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), criado pela lei 10.861/04 nos diferentes campi do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul). É composta por representantes eleitos dos vários segmentos das comunidades dos campi - docentes, discentes e administrativos -, que são responsáveis pela implementação da avaliação interna em cada campus e na instituição como um todo.
A avaliação interna tem como objetivos gerais contribuir para o aprimoramento e aperfeiçoamento da qualidade institucional e impulsionar mudanças no processo acadêmico de produção e disseminação do conhecimento, bem como promover a cultura de autoavaliação. Visa identificar as potencialidades e as deficiências dos cursos superiores e propor melhorias para solucionar os problemas detectados.
Entre os objetivos imediatos da avaliação implementada pela CPA está o de fornecer subsídios, segundo critérios preestabelecidos, para a autorização e reconhecimento de cursos e para o credenciamento e recredenciamento de instituições.
O Projeto de Avaliação Interna proposto pela CPA do IFSul contempla as especificidades institucionais, desde as etapas de coleta e sistematização de informações até as de análises e propostas de políticas para suprir os pontos fracos que sejam identificados. Considera-se que, enquanto instituição pública, o instituto federal deve ser exemplar e buscar a excelência nas atividades de ensino, pesquisa e extensão, bem como na gestão dos recursos públicos investidos.
A relevância da avaliação interna fica estabelecida como qualificadora dos processos de Ensino Superior e da importância destes para o projeto da nação. Este é o grande desafio da CPA ao conduzir a avaliação interna do Ensino Superior nos diferentes campi do IFSul.
Redes Sociais