Campus Santana do Livramento
Histórico
Em setembro de 2006, foi estabelecida a relação entre o Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) e o Consejo de Educación Tecnico Profesional - Universidad del Trabajo del Uruguay (CETP-UTU) em reunião realizada na cidade de Montevidéu - Uruguai com a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério das Relações Exteriores. Foi identificada a necessidade do fortalecimento da oferta de educação técnica profissional na região de fronteira. Definiram-se ações de intercâmbio entre o Brasil e o Uruguai objetivando o fortalecimento institucional do CETP-UTU nas áreas de indústria, energia e meio ambiente.
Em junho de 2009, na reunião anual de Alto Nível Brasil-Uruguai para o Desenvolvimento da Região de Fronteira, a partir da avaliação positiva dos projetos de capacitação financiados pela ABC, a SETEC/MEC apresentou proposta de desenvolvimento de projetos de cursos técnicos binacionais fronteiriços pela rede federal, em parceria com outras instituições de ensino.
Em agosto de 2009, com a apresentação de diagnóstico de demanda oferta laboral pelo Observatório Nacional do Mundo do Trabalho da Educação Profissional e Tecnológica - Núcleo Regional de Observação/Sul, definiram-se os cursos binacionais a serem ofertados. Na cidade de Rivera, Controle Ambiental, sob responsabilidade do CETP-UTU, e em Sant'Ana do Livramento, Informática para Internet, sob responsabilidade do IFSul.
Em 2010, começou-se a efetivar a implantação do câmpus Avançado Santana do Livramento. Em janeiro, foram liberadas vagas para realização de concurso e contração dos primeiros oito docentes e dois técnicos-administrativos. Em abril, ocorreu a nomeação do diretor do campus avançado. Em agosto, foi contratado o primeiro professor e em outubro chegaram os demais docentes.
Em 20 de outubro de 2010, foi realizado o Lançamento dos Cursos Técnicos Binacionais, com a assinatura da Ata de Entendimento entre o IFSul e CETP-UTU.
Cursos Técnicos Binacionais
O câmpus Santana do Livramento em parceria com a Escola Técnica Superior de Rivera, oferta cursos nas modalidades integrado e subsequente. Todos os cursos disponibilizam 32 vagas por turma, sendo destinadas 50% para alunos brasileiros e 50% para alunos uruguaios.
MODALIDADE INTEGRADO:
Eletroeletrônica
Informática para Internet
Sistemas de Energia Renovável
MODALIDADE SUBSEQUENTE
Informática para Internet
Controle Ambiental
Sistemas de Energia Renovável
Além destes, também são oferecidos cursos PRONATEC e EAD do Programa do Ministério da Educação e Cultura (MEC), Profuncionário. Este último, com financiamento da Rede e-Tec Brasil, oferta sem custos para os servidores estaduais e municipais da área de educação do RS, os seguintes cursos técnicos: Curso Técnico em Alimentação Escolar, Curso Técnico em Infraestrutura Escolar, Curso Técnico em Multimeios Didáticos, Curso Técnico em Secretaria Escolar. Os alunos recebem material impresso gratuitamente e contam com o apoio de tutoria presencial e a distância, além de equipe de apoio com professores formadores e ambiente virtual de aprendizagem.
Processo Seletivo
O IFSul é responsável pela seleção dos alunos brasileiros através de processo seletivo semestral, para os cursos na modalidade subsequente, e anualmente para cursos da modalidade integrado. Alunos uruguaios têm seu ingresso regulamentado pela UTU através da Escola Técnica Superior de Rivera.
DIRETOR DO CAMPUS SANTANA DO LIVRAMENTO
Paulo Henrique Asconavieta da Silva
CHEFE DE ADMINISTRAÇÃO E DE PLANEJAMENTO
Aline Schmidt San Martin
CHEFE DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
Roberta Folha Bermudes
CHEFE DE GABINETE DA DIREÇÃO-GERAL
Vaninne Pereira Fajardo
COORDENADOR DA COORDENADORIA DE ASSUNTOS BINACIONAIS
Miguel Ângelo Pereira Dinis
Redes Sociais