56ª Reunião do Conif começa em Pelotas
Evento organizado em conjunto pelo IFSul e pelo Conif ocorrerá até o dia 11 de setembro
Um encontro histórico começou na manhã desta quarta-feira (9) em Pelotas. Reitores dos Institutos Federais de todo o Brasil estão na cidade para a 56ª Reunião do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).
O evento organizado em conjunto pelo Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) e pelo Conif ocorrerá até o dia 11 de setembro. O objetivo dos gestores é debater os rumos da educação profissional e tecnológica, bem como abordar assuntos que envolvam os institutos, seus servidores, docentes e alunos.
De acordo com o reitor do IFSul e também vice-presidente do Conif, Marcelo Bender, esse é um momento único para o instituto, pois o IFSul está iniciando uma nova etapa, em uma nova sede. Bender destaca, ainda, a importância dessa reunião estar ocorrendo no local onde os conselhos da instituição irão se reunir para deliberações. “Este é um bom começo para um novo IFSul”, diz.
A receptividade do povo gaúcho foi elogiada por todos. Para o presidente do Conif, Belchior Rocha, é interessante que a rede mantenha essa conduta itinerante. Pois, de acordo com ele, esse é o momento em que se conhece a realidade de cada instituto. “Espero que essa reunião seja fruto de bons fluidos”, aponta.
O que é o Conif?
Criado em 2009, o Conif congrega todas as Instituições Federais de Educação Profissional, Científica e Tecnológica do Brasil. É uma instância de discussão, proposição e promoção de políticas de desenvolvimento da formação profissional e tecnológica, pesquisa e inovação. Atualmente são 562 unidades implantadas em todo o Brasil, reunidas em 38 institutos federais, dois centros federais de educação profissional e tecnológica e o Colégio Pedro II.
O Conif desenvolve atividades de promoção de estudos e projetos de natureza interdisciplinar e interinstitucional, por meio de eventos como congressos, conferências, seminários e encontros. Além disso, o Conif incentiva o intercâmbio de informações e experiências entre as instituições que compõem o Conselho e também com instituições de ensino, pesquisa e extensão, entidades culturais, científicas e tecnológicas nacionais e estrangeiras; executa articulações com os diversos entes públicos e a sociedade civil organizada nas esferas federal, estadual e municipal.
Redes Sociais