Alunos do Curso de Informática para Internet participam da OBI e CRIA
Os alunos do Curso de Informática para Internet, modalidade Integrado, participaram nos dias 03 e 10 de junho da Olimpíada Brasileira de Informática e da CRIA (Copa Rio Info de Algoritmos) respectivamente.
As provas foram realizadas nos laboratórios do câmpus. Ambas competições visam desafiar os participantes com exercícios de raciocínio lógico para serem resolvidos através da construção de algoritmos para serem interpretados por um computador.
A realização da XVIII Olimpíada Brasileira de Informática (OBI 2016) é uma competição organizada nos moldes das outras olimpíadas científicas brasileiras, como Matemática, Física e Astronomia. O objetivo da OBI é despertar nos alunos o interesse por uma ciência importante na formação básica hoje em dia (no caso, ciência da computação), através de uma atividade que envolve desafio, engenhosidade e uma saudável dose de competição. A organização da OBI está cargo do Instituto de Computação da UNICAMP.
Já a CRIA visa atrair e estimular jovens talentos do ensino médio/técnico a buscar uma carreira na área das Tecnologias da Informação e Comunicação- TICs. A CRIA já vai para a sua 4a. edição mantendo como objetivo estimular o aprendizado e a qualificação dos futuros profissionais de programação e reconhecer as escolas e professores que abraçam este desafio. Na medida do possível, a organização da CRIA procura divulgar a iniciativa para empresas interessadas em oferecer aos competidores uma oportunidade de estágio/emprego.
Escolas de todo o Brasil, seja do ensino público ou privado, são convidadas a inscrever seus alunos para participar da etapa classificatória. Os melhores colocados tem suas despesas pagas para vir à cidade do Rio de Janeiro, durante o Rio Info, disputar a grande final.
São responsáveis pela organização da CRIA o TI Rio e Fenainfo, contando também com o apoio da Riosoft, Univale (Portugol Studio) e Run.Codes.
Enquanto às premiações, a OBI, entrega a todos os participantes certificados de participação. Os melhores colocados de cada modalidade receberão ainda medalhas de ouro, prata e bronze. Os melhores colocados das modalidades Iniciação e Programação serão convidados para uma semana de cursos no Instituto de Computação da UNICAMP. Os alunos da modalidade Iniciação participarão de Cursos de Introdução à Programação; os alunos da modalidade Programação participarão de Cursos de Programação Avançada. Os cursos serão ministrados no Instituto de Computação da UNICAMP, e acontecerão em datas divulgadas oportunamente. Para os alunos da modalidade Programação nível 2, haverá, durante o Curso de Programação Avançada, uma seleção para escolher os quatro alunos integrantes da equipe brasileira na Olimpíada Internacional de Informática, que conta com a participação de equipes de mais de 70 países.
A etapa final da CRIA será na cidade de Rio de Janeiro, que terá como participantes os 5 (cinco) melhores alunos (de escolas diferentes) na etapa classificatória. Estes alunos juntamente com seus professores, participarão da etapa final. Mas todas as escolas e seus alunos participantes da etapa classificatória receberão certificados de participação.
Fonte 1: http://www.rioinfo.com.br/cria/
Fonte 2: http://olimpiada.ic.unicamp.br/info/geral
Redes Sociais