Exposição A água no coração da ciência
Promoção: Aliança Francesa e IFSUL, com apoio do SESC/ Livramento
A exposição que esta no IFSul Campus Santana do Livramento foi realizada pelo IRD (Institut de recherche pour le développement) e pelo Centre Sciences contando com o apoio do Institut Français para o ano internacional da cooperação da água, que ocorreu em 2013.
A exposição tem o objetivo de provocar a reflexão sobre a os desafios que envolvem a preservação deste recurso essencial para a manutenção da vida no planeta. água é abundante na Terra, mas apenas uma parte ínfima é acessível ao homem. A água doce representa apenas 3% das reservas de água do planeta. Mais da metade está sob forma de gelo, geralmente em regiões inóspitas. A exposição busca discutir o uso da água e os impactos que as mudanças climáticas vêm trazendo para sua preservação.
Os 24 painéis trazem imagens que vão do Lago Chad, na África, ao Rio Mekong, no Sudeste Asiático; do Mar Mediterrâneo até os vales dos Andes, apresentando as principais áreas de atuação da pesquisa científica francesa sobre os recursos hídricos.
Esta exposição ilustra o papel essencial da investigação científica para a gestão sustentável da água, recurso vital e essencial para o desenvolvimento.
O material é resultado da pesquisa concebida e realizada pelo Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento da França (IRD) em conjunto com o Centro de Cooperação Internacional em Pesquisa Agronômica para o Desenvolvimento (Cirad), o Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS), Instituto Francês de Pesquisas em Ciências e Tecnologias para o Meio-Ambiente e a Agricultura (Irstea) e a Universidade de Montpellier II.
Redes Sociais