Gastronomia inclusiva: Projeto “Mãos na Massa”
O projeto de oficina culinária denominado “Mãos na Massa” foi desenvolvido pelas instituições UTU-Ifsul em parceria com a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e realizado como estágio da aluna Maria Vitória de Moraes Martins (estudante do curso de gastronomia).
Tendo iniciado em 29 de setembro de 2017 e sendo concluído no dia 13 de dezembro do mesmo ano, o projeto contou com aproximadamente 20 alunos e buscou a inclusão de pessoas com deficiência no universo gastronômico.
Com o acompanhamento da Sra. Maria Vitória e dos pais, os participantes iam à cozinha da APAE, para aprender a lidar com as ferramentas de culinária.
Para facilitar a compreensão dos alunos, foram feitos cartazes com ilustrações ao lado de números, para que os mesmos soubessem qual era o alimento pedido e qual a quantidade utilizada durante a montagem dos pratos. “A receita é igual à escrita, utilizei as figuras para chamar a atenção dos alunos e facilitar o entendimento do que era necessário”, salientou a Sra. Maria Vitória.
O projeto, além de passar noções de culinária, auxiliou na aprendizagem dos alunos por meio da prática, noções de quantidade e peso de cada ingrediente, deste modo, auxiliando também no desenvolvimento da coordenação motora dos envolvidos.
Redes Sociais