Instituições federais alcançam os melhores resultados em avaliação do Inep
Os resultados, divulgados nesta semana, colocam instituições como o IFSul entre as que tiveram melhor desempenho.
Destaque nos resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), as instituições federais, como o IFSul, alcançaram médias superiores de aprendizado em Língua Portuguesa e Matemática no ensino médio, quando comparadas com escolas privadas e da rede estadual. A pesquisa, divulgada nesta semana, têm como base resultados compilados em todo o Brasil, no ano de 2017, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Mais de 5,4 milhões de estudantes de 70 mil escolas participaram do Saeb, que também avaliou o ensino fundamental no país.
No Rio Grande do Sul, os institutos federais alcançaram média de 332,82 em Língua Portuguesa e 371,67 em Matemática, enquanto na rede privada as médias foram de 320,43 e 337,23, respectivamente. Já na rede estadual, as médias foram de 270,64 e 272,38.
Em relação aos parâmetros de desempenho estabelecidos pelo Inep, mais de 55% dos estudantes do 3º ano do ensino médio de instituições federais do Rio Grande do Sul alcançaram o nível mais avançado de proficiência em matemática e cerca de 22% atingiram este nível em Língua Portuguesa. Na rede privada, os números são de 25,49% e 7,94%, respectivamente, enquanto na rede estadual os percentuais são de 1,69% e de 0,8%.
Redutos de ensino público gratuito e de qualidade - Público e gratuito, o IFSul é uma das três instituições gaúchas pertencentes à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, que conta com outras 38 instituições em todo o país. No estado, o IFSul é formado por 14 câmpus presentes em 13 cidades. Na instituição são oferecidos cursos gratuitos em diferentes níveis e modalidades de ensino, desde a educação básica e tecnológica até o ensino superior.
A avaliação
O Saeb é um processo de avaliação em larga escala realizado periodicamente pelo Inep. A avaliação oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas com base em evidências, permitindo que os diversos níveis governamentais avaliem a qualidade da educação praticada no país. Por meio testes e questionários, reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelo conjunto de estudantes avaliados.
A edição de 2017 do Saeb foi a primeira a avaliar os concluintes do ensino médio da rede pública de forma censitária. Também foi inédita a participação voluntária das escolas privadas com oferta da 3ª série do Ensino Médio por meio de adesão. Mais de 5,4 milhões de estudantes do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental, e da 3ª série do Ensino Médio, de mais de 70 mil escolas foram avaliados com testes de Língua Portuguesa e Matemática. Também foram aplicados questionários para diretores, professores e estudantes.
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