Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Aluno de Informática para Internet participa de Olimpíada Internacional de Matemática dos Institutos Federais (OMIF).
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Aluno de Informática para Internet participa de Olimpíada Internacional de Matemática dos Institutos Federais (OMIF).

Arthur Viegas Eguia faturou medalha de participação em competição que contou com mais de 12 mil estudantes de IFs de todo o país.

  • Publicado: Sexta, 26 de Outubro de 2018, 09h56
  • Última atualização em Sexta, 26 de Outubro de 2018, 10h46

A Olimpíada Internacional de Matemática dos Institutos Federais (OMIF) é uma competição internacional de matemática direcionada para alunos do ensino técnico integrado ao nível médio das instituições da rede federal de educação profissional e tecnológica brasileira e para alunos de escolas do exterior do ensino técnico de nível médio compatível.

O aluno Arthur Viegas, do curso Técnico em Informática para Internet, faturou medalha de participação na 1ª Olimpíada Internacional de Matemática dos Institutos Federais (OMIF), edição comemorativa aos dez anos de criação dos IFs no Brasil.

A primeira etapa da Olimpíada foi realizada realizada na escola do candidato, onde Arthur obteve excelente pontuação e foi selecionado para representar o IFSul Campus Santana do Livramento na segunda etapa, que que ocorreu no IFSULDEMINAS- Campus Muzambinho.

Conforme Arthur, aproximadamente 12 mil estudantes, de 130 câmpus de Institutos Federais de todo o país, participaram da primeira fase, sendo 347 candidatos classificados para a segunda fase.

Arthur conta que na segunda fase, teve de solucionar cinco questões dissertativas sendo que cada uma trazia mais de uma pergunta embutida, a abrangendo conteúdos de matemática no geral, tais como geometria, raciocínio lógico e etc…

Arthur foi para Minas Gerais acompanhado pela mãe, Clélia Viegas Eguia e destaca seu encantamento com o Campus Mineiro: “Lá é um lugar fantástico e autossustentável, eles plantam e vendem café, criam gado, cabras, produzem queijo, iogurte, plantam frutas, além de possuir uma Usina Hidrelétrica e manter a alimentação de aproximadamente 13 mil pessoas por dia.

Para Arthur, o apoio das professoras Vera Fonseca, Vanessa Mattoso e Renata Magarinus que o auxiliou na preparação para a segunda fase da competição, foram fundamentais para o seu desempenho nas Olimpíadas.

O estudante ressalta também que  a Omif 2018 foi muito mais do que um evento estudantil voltado à matemática.
“A Omif  me proporcionou experiência única de interação, troca de culturas e realidades sociais, a oportunidade de conversar com alunos de realidades diferentes, enriqueceu ainda mais a experiência.”

Durante a realização da segunda fase, ocorreram ainda palestras, oficinas,  mostra de jogos e minicursos. Segundo os organizadores, o câmpus que sediará a próxima edição da Omif será definido via edital.

Confira as fotos:

 

 

(Arthur com alunos e professores dos diferentes Câmpus do IFSul- RS)

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página