Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > DIGNIDADE MENSTRUAL E EDUCAÇÃO SEXUAL NO IFSUL - CAMPUS SANTANA DO LIVRAMENTO
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

DIGNIDADE MENSTRUAL E EDUCAÇÃO SEXUAL NO IFSUL - CAMPUS SANTANA DO LIVRAMENTO

O bate-papo com os estudantes ocorreu no dia 26 de julho, nos turnos da manhã, tarde e noite.

  • Publicado: Quinta, 28 de Julho de 2022, 13h44
  • Última atualização em Quinta, 04 de Agosto de 2022, 10h38
No último dia 26 de julho, nos três turnos de aula do IFSul, ocorreram atividades formativas referentes ao Projeto Dignidade Menstrual e Educação Sexual com os estudantes dos cursos de Ensino Médio Integrado, Técnico Subsequente e Superior. 
As alunas destes cursos participaram de uma atividade preparada e executada pelo Núcleo de Gênero e Diversidade (NUGEDS), Núcleo de Gestão Ambiental Integrada (NUGAI) e Núcleo de Promoção e Prevenção em Saúde (NUPPS) com o objetivo de divulgar e promover o Projeto Dignidade Menstrual, que distribuirá kits de absorventes reutilizáveis e ecológicos para todas as estudantes que quiserem participar do Projeto. 
Esses absorventes serão produzidos pelo Ateliê Entre Pontos da Casa de Ecosol a partir de algodão orgânico da Justa Trama, parceiras do Projeto e pagos com verba da Reitoria e de uma doação do SINASEFE-IFSul (Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica). 
Os principais objetivos do Projeto são: garantir a dignidade menstrual de todas as alunas; reduzir o impacto econômico que o custo dos absorventes descartáveis têm sobre o orçamento das famílias; garantir que nenhuma aluna falte a aula por não ter absorvente (ou ainda que tenha que utilizar outras formas indignas de sanar essa necessidade); gerar trabalho e renda para as mulheres que trabalham aqui na Fronteira com a economia popular solidária; diminuir os danos ecológicos que o descarte dos absorventes industrializados provoca no meio ambiente; e realizar uma experiência-piloto no campus Santana do Livramento que, caso seja bem sucedida, possa ser expandida para os demais campus do IFSul. 
O encontro com as estudantes contou com a participação de Ana Inês de Castro, coordenadora da Casa de Ecosol; Teresa Arevalo e Ana Lia dos Santos do Ateliê Entre Pontos; juntamente com as docentes do IFSul Débora Borsatti (coordenadora do Nugeds) e Ana Caroline, docente do campus e usuária dos absorventes ecológicos. 
Os encontros no turno da manhã, tarde e noite foram bem produtivos, contou com grande participação do público alvo e foi fundamental para que muitas dúvidas fossem sanadas e diversos preconceitos e tabus pudessem ser superados.  
Para que as alunas pudessem ficar muito a vontade para falar sobre o seu corpo, sexualidade, ciclo menstrual e tudo o que envolve a dignidade menstrual é que os alunos do campus foram conduzidos para outro recinto, a fim de participarem de uma atividade paralela que envolveu diversos assuntos ligados à sexualidade, tais como: prevenção de infecções sexualmente transmissíveis; educação sexual; demonstração do uso e distribuição de preservativos masculinos e femininos; cuidados específicos da saúde física e mental (com foco na saúde masculina); distribuição de material informativo;  comunicação não violenta; e diversos diálogos entre os participantes.
O trabalho com o público masculino contou com a participação da Equipe Multidisciplinar da Saúde da Mulher do Município, a saber, a Enfermeira Coordenadora Aurelia Ribas, a Psicóloga Flávia Pires e a Técnica de Enfermagem Patrícia Graeff; e também com a Equipe do SAE (Serviço de Assistência Especializada) por meio da Enfermeira Coordenadora Fabiana Boldrini e da Redutora de Danos Ana Paula. Todas as profissionais gentilmente disponibilizadas pela Secretaria Municipal de Saúde de Sant’Ana do Livramento. 
O conjunto destas atividades que movimentaram o campus marcaram o pontapé inicial do Projeto Dignidade Menstrual. Tratou-se de uma primeira atividade de uma série de outras que ocorrerão no transcurso do mesmo. Deste trabalho de divulgação, conscientização e sensibilização restou a certeza da pertinência, necessidade e urgência da realização de atividades que abordem e promovam a educação sexual.
 
registrado em:
Fim do conteúdo da página