Últimas notícias
DIGNIDADE MENSTRUAL E EDUCAÇÃO SEXUAL NO IFSUL - CAMPUS SANTANA DO LIVRAMENTO
O bate-papo com os estudantes ocorreu no dia 26 de julho, nos turnos da manhã, tarde e noite.
No último dia 26 de julho, nos três turnos de aula do IFSul, ocorreram atividades formativas referentes ao Projeto Dignidade Menstrual e Educação Sexual com os estudantes dos cursos de Ensino Médio Integrado, Técnico Subsequente e Superior.
As alunas destes cursos participaram de uma atividade preparada e executada pelo Núcleo de Gênero e Diversidade (NUGEDS), Núcleo de Gestão Ambiental Integrada (NUGAI) e Núcleo de Promoção e Prevenção em Saúde (NUPPS) com o objetivo de divulgar e promover o Projeto Dignidade Menstrual, que distribuirá kits de absorventes reutilizáveis e ecológicos para todas as estudantes que quiserem participar do Projeto.
Esses absorventes serão produzidos pelo Ateliê Entre Pontos da Casa de Ecosol a partir de algodão orgânico da Justa Trama, parceiras do Projeto e pagos com verba da Reitoria e de uma doação do SINASEFE-IFSul (Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica).
Os principais objetivos do Projeto são: garantir a dignidade menstrual de todas as alunas; reduzir o impacto econômico que o custo dos absorventes descartáveis têm sobre o orçamento das famílias; garantir que nenhuma aluna falte a aula por não ter absorvente (ou ainda que tenha que utilizar outras formas indignas de sanar essa necessidade); gerar trabalho e renda para as mulheres que trabalham aqui na Fronteira com a economia popular solidária; diminuir os danos ecológicos que o descarte dos absorventes industrializados provoca no meio ambiente; e realizar uma experiência-piloto no campus Santana do Livramento que, caso seja bem sucedida, possa ser expandida para os demais campus do IFSul.
O encontro com as estudantes contou com a participação de Ana Inês de Castro, coordenadora da Casa de Ecosol; Teresa Arevalo e Ana Lia dos Santos do Ateliê Entre Pontos; juntamente com as docentes do IFSul Débora Borsatti (coordenadora do Nugeds) e Ana Caroline, docente do campus e usuária dos absorventes ecológicos.
Os encontros no turno da manhã, tarde e noite foram bem produtivos, contou com grande participação do público alvo e foi fundamental para que muitas dúvidas fossem sanadas e diversos preconceitos e tabus pudessem ser superados.
Para que as alunas pudessem ficar muito a vontade para falar sobre o seu corpo, sexualidade, ciclo menstrual e tudo o que envolve a dignidade menstrual é que os alunos do campus foram conduzidos para outro recinto, a fim de participarem de uma atividade paralela que envolveu diversos assuntos ligados à sexualidade, tais como: prevenção de infecções sexualmente transmissíveis; educação sexual; demonstração do uso e distribuição de preservativos masculinos e femininos; cuidados específicos da saúde física e mental (com foco na saúde masculina); distribuição de material informativo; comunicação não violenta; e diversos diálogos entre os participantes.
O trabalho com o público masculino contou com a participação da Equipe Multidisciplinar da Saúde da Mulher do Município, a saber, a Enfermeira Coordenadora Aurelia Ribas, a Psicóloga Flávia Pires e a Técnica de Enfermagem Patrícia Graeff; e também com a Equipe do SAE (Serviço de Assistência Especializada) por meio da Enfermeira Coordenadora Fabiana Boldrini e da Redutora de Danos Ana Paula. Todas as profissionais gentilmente disponibilizadas pela Secretaria Municipal de Saúde de Sant’Ana do Livramento.
O conjunto destas atividades que movimentaram o campus marcaram o pontapé inicial do Projeto Dignidade Menstrual. Tratou-se de uma primeira atividade de uma série de outras que ocorrerão no transcurso do mesmo. Deste trabalho de divulgação, conscientização e sensibilização restou a certeza da pertinência, necessidade e urgência da realização de atividades que abordem e promovam a educação sexual.
registrado em:
Últimas notícias
Redes Sociais