IFSul promove evento no Dia Internacional da Mulher sobre Dignidade Menstrual
O Dia Internacional da Mulher foi celebrado no campus local do IFSul tendo como foco a Dignidade Menstrual das mulheres. Neste 8M foram realizadas mesas de debate sobre as lutas históricas das mulheres e, dentre elas, a necessidade de erradicação da pobreza menstrual.
Professoras e estudantes da instituição falaram sobre diversos temas no evento, tais como a história do dia 8 de março, a situação da mulher no mundo de hoje, o Projeto Dignidade Menstrual desenvolvido no campus, e as vantagens de utilização do eco-absorvente (absorvente feito de pano e reutilizável).
Um representante da Direção do SINASEFE/IFSUL (Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica) também participou dos debates sobre o 8M e explicou as razões que levaram o Sindicato a doar 50 kits (cada um contendo 6 eco-absorventes) de absorventes produzidos pela Casa da Economia Solidária de Sant’Ana do Livramento.
O ponto alto do evento foi a entrega dos 50 kits para as alunas do turno da manhã e da tarde que haviam manifestado interesse em receber os absorventes reutilizáveis. As demais estudantes do campus que desejam participar do Projeto poderão receber a doação na sua próxima etapa, na qual serão doados 100 kits patrocinados pela Reitoria do IFSul.
O Projeto Dignidade Menstrual é um projeto-piloto desenvolvido no campus Santana do Livramento. Caso a sua avaliação seja positiva a intenção é de expandi-lo para os demais campus do IFSul.
Em meio a todos esses acontecimentos chamou a atenção o tanto de interesse que esse Projeto suscitou na população e nos mais variados meios de comunicação social.
O ponto forte do Projeto reside na sua capacidade de reunir em si diversos prismas sociais, sendo ao mesmo tempo o ECOLÓGICO (já que combate a cultura do descartável), o PEDAGÓGICO (para que nenhuma menina falte a aula devido à pobreza menstrual), o ECONÔMICO (poupa dinheiro do orçamento familiar que seria destinado para a compra de absorventes descartáveis), o SOCIAL (minimiza as desigualdades sociais que impedem que todas as estudantes tenham a sua dignidade menstrual garantida), o POLÍTICO (chama a atenção da sociedade para esse grave problema social, geralmente silenciado), de GÊNERO (cuidar da saúde da mulher), de apoio a ECONOMIA SOLIDÁRIA (por meio do ateliê que produz os absorventes de pano), dentre outros
Um dos principais desejos dos participantes do Projeto é de que ele possa inspirar outros agentes, sendo adaptado para outras realidades.
Dignidade Menstrual é um direito de todas!
Redes Sociais